10 queijos e suas melhores combinações

Queijos caem bem em diversas ocasiões: em tábuas, para degustar com vinhos, molhos, pratos, lanches, na pizza, em burgers… A sua versatilidade se dá, principalmente, por conta da grande variedade de opções. Cada um tem sua particularidade e combinação ideal. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles?

Brie

O queijo francês tem sabor suave e intenso, e foi o preferido de Reis e Rainhas no Congresso de Viena em 1814. É um queijo muito macio. Combina muito bem com geleia de frutas vermelhas e com maçãs, pêras, no fondue ou em molhos e carnes.

Camembert

Este queijo francês possui sabor suave e levemente picante e fica delicioso recheado com mel e amêndoas ou até mesmo empanado. Também é um queijo de pasta mole e crosta branca, como o Brie.

Provolone

O provolone é um queijo italiano levemente picante. É perfeito para derreter na churrasqueira, servir em porções, à milanesa, em formato de chips, entre outros. Ah, uma informação extra: ele também é o campeão na quantidade de cálcio.

Gorgonzola

O queijo Gorgonzola é italiano e tem sabor intenso e picante. Ele é bem característico, então há quem ame e há quem não goste tanto. Pode ser servido cortado em pequenos cubos em uma salada com damasco, em uma tábua de queijos, como molho para carnes ou dando um toque especial em hamburguers ou asinhas de frango.

Roquefort

Este queijo francês é feito a partir do leite de ovelha, tem sabor encorpado e picante e fica delicioso sobre o medalhão de carne (os americanos adoram!) e em molhos.  Entre seus acompanhamentos clássicos estão os pães, mel, pêras, maçãs, figos, uvas e nozes.

Mascarpone

Queijo italiano de sabor suave e ligeiramente agridoce. É muito usado como recheio de torta de frutas vermelhas (cheesecake, pana cota), ou no original tiramisu italiano.

Parmesão

O Parmesão é um queijo italiano de sabor um pouco picante e com cristais. Ele é perfeito para gratinar pratos, por isso é muito usado em massas.

Pecorino

O queijo Pecorino é de origem italiana, feito a partir do leite de ovelha e de sabor intenso e ligeiramente salgado, semelhante ao parmesão, por isso também combina muito com massas frescas e molhos.

Gruyére

O Gruyére é um queijo suíço de sabor acentuado com poucas olhaduras (aqueles “furinhos” resultantes da ação do gás carbônico no queijo). Ele fica delicioso em lanches quentes, tábuas de queijos, em pratos gratinados, suflês de queijo e fondue.

Emmenthal

O Emmenthal também é um queijo suíço com olhaduras de sabor adocicado e amendoado. É usado em um sanduíche muito famoso na França: o Croque-Monsieur. É o principal ingrediente do fondue de queijo. Também pode ser usado para gratinar.

Gostou das dicas? Esses e outros queijos você encontra aqui em nosso Empório. Estamos na Av. Dr. Epitácio Pessoa, 651 – Ponta da Praia. Telefone: (13) 3236-1558.